Dicas /

Metabolismo depois dos trinta

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Por que quando chegam aos 30 os homens começam a perder massa muscular e a armazenar gordura? Como evitar a desaceleração do metabolismo e a diminuição do nível de testosterona.

 

Fatores que afetam o metabolismo

De acordo com Pamela Peeke, doutora da Universidade de Medicina de Baltimore, o metabolismo propriamente dito e a permuta de substâncias são compostos de três fatores: 1) hereditariedade e genética; 2) funcionamento da tireoide; 3) quantidade de massa muscular.

 

A partir dos 30-35 anos, os homens começam a perder massa muscular a uma velocidade de 1-2% ao ano. Quanto menos músculos tiver, menos calorias são necessárias para sua manutenção — depois dos 30 a demanda calórica cai em 5-7% a cada dez anos(2).

 

Diminuição do nível de testosterona

A idade provoca ainda uma outra mudança nos homens: a diminuição do nível de testosterona. Apesar de a diminuição ser real, ela não é tão brusca como muitos pensam: aos 35 anos secreção de testosterona é só 5% mais baixa que aos 25.

 

Uma diminuição considerável do nível desse hormônio tão importante começa após os 40, e vai evoluindo a um ritmo de mais ou menos 10% a cada cinco anos. Perto dos 50, o nível de testosterona nos homens não é mais do que 60% daquilo que era aos 25 anos(3).

 

A importância das vitaminas e minerais

 

O mais importante é que perto do trinta anos se anuncia uma insuficiência crônica de vitaminas e minerais: se aos 20 anos o consumo deficitário de cálcio e magnésio passava desapercebido, com os anos as consequências negativas ficam mais acentuadas.

 

E apesar do cálcio, magnésio, zinco e outros minerais não serem capazes de aumentar os níveis hormonais ou a rapidez do metabolismo por si só, sua insuficiência crônica causa impactos negativos visíveis num grande número de processos orgânicos.

 

Fonte: fitseven.com.br

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

© Farmácia Permanente - Sempre pensando em você!