Dicas /

DICAS PROTETOR SOLAR – VERÃO

As pessoas cometem muitos erros quando o assunto é se proteger do sol. O excesso de sol pode provocar doenças de pele, envelhecimento precoce e, até mesmo, flacidez. Por isso, saber a maneira correta de se proteger do sol é fundamental. Segue algumas dicas sobre proteção solar.

  1. Aplique o protetor solar na quantidade certa. Quando a pessoa passa pouco, o protetor não exerce sua função – que é proteger do sol. Deve-se aplicar em quantidades generosas, com vontade! Nada economizar o protetor/bloqueador solar e passar pouco.
  2. Não coloque o protetor apenas após chegar à praia ou à piscina. O protetor deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes da pessoa se expor ao sol. O tempo que a pessoa fica sem a proteção, deixa a pele vulnerável. Se a pessoa se expuser ao sol, deve colocar antes o protetor solar.
  3.  Passe protetor em dias nublados. O fato de não ver o sol, não quer dizer que não se está sujeito à exposição dos raios. Comece o dia aplicando o protetor solar na pele. A exposição aos raios pode causar envelhecimento e câncer.
  4.  Renove o protetor solar. O protetor deve ser reaplicado de duas em duas horas no dia-dia. Se entrar na água, assim que sair, renovar a aplicação. Tem gente que vai pra praia, passa o protetor só pela manhã e não renova mais.
  5.  Descubra o protetor certo para você. Consulte um dermatologista, descubra o fator e tipo de protetor adequado para a sua pele. Quem tem pele oleosa, por exemplo, existem vários tipos de protetores para atender às necessidades desse tipo de pele.
  6. Não negligencie partes do seu corpo. Muitas pessoas se esquecem de passar protetor em algumas partes do corpo, como mãos e pés. Quem nunca ouviu algum caso de alguém que queimou essas partes mais do que deveria?
  7. Proteja a cabeça! O couro cabeludo é uma parte sensível do corpo e pode queimar demais com a exposição ao sol, mesmo àqueles que possuem muito cabelo. Por isso, proteja a cabeça com chapéus, sombrinhas, bonés quando for se expor durante muito tempo na praia. Proteção para a cabeça é um item essencial na moda verão.
  8. Cuidado com o que você ingere combinado com o sol. Existem alguns medicamentos que podem tornar a pessoa mais sensível ao sol. Por isso, se você toma algum remédio regularmente, não deixe de ler a bula. O que se come é outro quesito que se deve prestar atenção. Alimentos como limão, aipo (com furanocumarinas) em contato com o sol podem provocar manchas e, até mesmo, bolhas avermelhadas na pele. Tome cuidado com o que come quando for ficar no sol.
  9.  Lábios. Os lábios sempre estão expostos ao sol. Além disso, as pessoas comem, falam, bebem. Tudo isso faz com eles estejam sempre vulneráveis ao sol, porque faz com que o protetor saia constantemente. Use um protetor solar labial e reaplique regularmente.
  10. Use protetor em todas as situações, mesmo com maquiagem. Muitas maquiagens no mercado fornecem proteção, mas alguns especialistas dizem que a proteção oferecida por muitos desses produtos não é o suficiente para se proteger do sol. Por isso uma coisa não invalida a outra. Ou seja, se for usar maquiagem, deve-se usar também o protetor solar.

 

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

http://www.mulherdigital.com/protecao-solar/

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

© Farmácia Permanente - Sempre pensando em você!