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DESORGANIZAÇÃO PODE ATRAPALHAR QUALIDADE DE VIDA. ENTENDA O PORQUÊ

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Você deixa tudo para a última hora?

 

Saiba como evitar que essa atitude prejudique a sua qualidade de vida. Veja dicas de especialistas para ser mais organizado.

 

Em uma pesquisa realizada em 2011 pelo gestor do tempo Christian Barbosa,“a procrastinação é o ato de adiar tarefas e acontece na vida de todo mundo.

 

Nós procrastinamos ao acordar, quando apertamos o modo soneca do despertador, quando ficamos com preguiça de lavar a louça do jantar ou quando deixamos de responder àqueles e-mails chatos.

 

 

Somos propensos a deixar quase tudo para depois, mas eu diria que os assuntos pessoais são os que acabam sendo os aspectos que mais adiamos em nossas vidas” afirma o especialista Barbosa.

 

 

O estudo também apontou quais são os principais fatores que levam à procrastinação: falta de tempo, impulsividade (deixamos algo de lado para fazer outra atividade), falta de energia, medos, autossabotagem e preguiça.

 

Além disso, o ato de adiar pode estar relacionado à busca pela perfeição, já que pessoas com essa característica tendem a preferir tarefas desafiadoras e evitam as mais simples.

 

Seja mais organizado!

 

Se deixar as atividades para a última hora está atrapalhando e você quer acabar com esse comportamento, siga estas estratégias para ser uma pessoa mais produtiva:

 

Reserve um tempo na sua agenda: se a atividade está sendo adiada e traz resultado, significa que ela é importante, mas não urgente. Se ela pode ficar à espera, você tem a flexibilidade de selecionar um dia na sua agenda, como se fosse uma reunião, com hora marcada para começar e terminar.

 

Crie um ritual de execução: pense em algo que o deixe motivado a fazer a atividade. Descobrir o que o coloca em estado de criatividade e foco permite concluir rapidamente o que precisa ser feito. Descubra e desenvolva seu próprio ritual.

 

Verifique os fatores positivos e negativos da atividade: selecione a atividade a ser executada e escreva num papel os fatores positivos e negativos. Na hora de executar a tarefa, se sentir vontade de adiar, leia a lista.

 

O exercício trabalha os lados emocional/racional do cérebro. Um dos dois vai motivá-lo.

Execute pequenas atividades: experimente começar fazendo coisas menores, de rápida conclusão.

 

Fatores de incentivo: esta técnica consiste em trocar “a execução da tarefa” pelo “benefício posterior”. O importante é selecionar algo que o incentive a fazer determinada atividade.

 

Energia pessoal: se sua energia pessoal estiver prejudicada, você fica indisposto, sem vontade, e seu cérebro não funciona do jeito que deveria. Avalie as razões disso acontecer e estabeleça rituais de recuperação de energia, algo que ajude a dar um gás quando você estiver se sentindo mais cansado.

 

Ajuda externa: a pressão externa ou o apoio de alguém de fora como amigo, esposo (a) ou chefe parece realmente ser de grande ajuda para vencer a barreira da procrastinação. Se resolver achar este alguém para cobrar algo de você, é preciso que seja uma pessoa com a qual você tenha um alto nível de comprometimento e, sobretudo, respeito.

 

Estabeleça prioridades: você deve distinguir o que não é tão importante e o que não deve, em hipótese alguma, ser adiado.

 

Diga mais “nãos”: evite assumir responsabilidades para agradar as pessoas. A estratégia é se comprometer apenas com as atividades que realmente poderão ser cumpridas.

 

Não tenha medo de errar: é preciso deixar de lado a insegurança, conhecer suas limitações para poder aprimorá-las e não temer as decisões. Errar faz parte do aprendizado.

 

 

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/visualizacao/a-arte-de-:procastinar/arte-de-procastinar/

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