Dicas /

Como se livrar da Caspa!

Com a chegada do inverno, os cuidados para que os cabelos não percam sua beleza aumentaram. Referente a estética, a caspa é a segunda maior preocupação entre as mulheres, perdendo para a queda de cabelos.

 

A maior incidência de caspa e de seborreia ocorre durante o inverno por conta dos banhos quentes e demorados. As mulheres com idade de 20 a 50 anos são as que mais sofrem, mas não se pode descuidar no resto do ano e outras idades também. A predominância do seu problema nesta faixa etária se deve a produção de hormônios androgênicos, responsáveis pelo aumento da atividade das glândulas sebáceas.

 

A caspa aparece a partir da rápida e intensa renovação das células da pele do couro cabeludo. Com isso torna-se visível o aparecimento de escamas que ficam presas nos cabelos e assemelhando-se a um pó, formado de minúsculos pedaços de células, flocos branco-amarelados, secos ou gordurosos.

 

Como o aparecimento da caspa está na maioria das vezes ligado a uma disfunção das glândulas sebáceas do couro cabeludo, ela não é contagiosa. Também não há cura total para o problema, que deve ser controlado com uso frequente de produtos anti-caspa.

 

A caspa também está associada à presença de fungos no couro cabeludo que produzem substâncias irritantes à região provocando sua descamação e irritação.

 

Algumas dicas para evitar a caspa:

– Manter uma alimentação equilibrada;

– Dar atenção à higiene preventiva dos cabelos e do couro cabeludo,

(evite escovar ou  coçar a cabeça e os cabelos com força excessiva);

– Consultar um dermatologista;

– Estar atentos aos pentes e escovas para que estejam sempre livres de fios (é recomendando fazer uma limpeza semanal nestes acessórios com água e shampoo);

– Lavar os cabelos com água morna ou fria (o couro cabeludo fica menos oleoso e os fios mais brilhantes);

– Observe se está utilizando o shampoo adequado;

– Após lavar os cabelos, enxaguar abundantemente retirando toda a espuma e os resíduos que ficam nos fios.

 

Referências:

http://www.cruzazulfarmacias.com.br/DF1.htm

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

© Farmácia Permanente - Sempre pensando em você!