Dicas /

Chapéu de abas largas é o ideal para proteger os cabelos do sol

Imagem Ilustrativa

Radiação ultravioleta, sal do mar e cloro da piscina prejudicam os fios.
Prendedor ideal é feito de tecido ou meia, que impede a quebra.

 

Quase todo mundo lembra de usar filtro solar e óculos escuros no verão. Mas o que muita gente esquece é que a cabeça e os cabelos também precisam ser protegidos da radiação ultravioleta (UV).
Bonés e chapéus são boas opções, mas os segundos – principalmente se tiverem abas largas – são melhores porque protegem as orelhas e o rosto inteiro.

 

Chapéus de palha sintética (a natural repuxa os fios) e não vazados (evite os de crochê) são os mais adequados, segundo a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Zica.

 

A médica explicou que o sal do mar e o cloro da piscina podem danificar e desidratar muito os fios, principalmente em uma exposição intensa e prolongada.

 

Os raios UVB retiram a umidade dos cabelos da mesma forma como acontece na pele. As madeixas, então, se assemelham a uma corda queimada, com pontas duplas.

 

As especialistas ensinaram a melhor forma de prender os fios: dar no máximo duas voltas com o elástico, para evitar quebras.
Mas os cabelos não devem passar muito tempo amarrados, porque isso pode favorecer o aparecimento de um fungo chamado Malassezia furfur, causador do pano branco.

 

Esse micro-organismo faz parte da biota humana, mas com a umidade ele pode se proliferar e virar patogênico. É importante destacar que isso não tem nada a ver com o contato com a areia da praia.

 

Na hora de pentear, Márcia e Zica destacaram que o melhor é comecar das pontas em direção à raiz, para não prejudicar a saúde dos cabelos.

 

Fonte: Portal G1

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

© Farmácia Permanente - Sempre pensando em você!