Dicas /

A Importância das Vitaminas

As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o seu bom funcionamento, principalmente porque ajudam a evitar muitas doenças. Esse grupo de nutrientes orgânicos promove o bem-estar físico e mental.

 

As vitaminas devem ser ingeridas diariamente (em quantidades adequadas) através da alimentação, pois não são produzidas pelo nosso organismo. As vitaminas não contêm calorias.

 

A carência de vitaminas (Avitaminose) pode causar prejuízos à saúde. Por outro lado, a ingestão excessiva de vitaminas (Hipervitaminose) também não é recomendada pois pode intoxicar o organismo.

Benefícios das Vitaminas

Vitamina A

Também denominada de Retinol, a vitamina A é necessária para manter a pele, a visão e o sistema imunológico saudáveis. O Beta-caroteno protege o corpo de doenças degenerativas como o câncer.  A vitamina A exerce numerosas funções importantes no organismo, como ação protetora na pele e mucosas, além de exercer papel essencial na retina e na capacidade funcional dos órgãos de reprodução. Fontes: cenoura, fígado, manteiga, manga, gema do ovo, queijo.

Vitaminas do Complexo B

É um complexo vitamínico de várias substâncias: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico) B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). Tem a função de auxiliar na oxidação dos carboidratos, no sistema digestivo e mantém a pele saudável. Fontes: carne, couve, espinafre, feijão, cereais integrais, leite e ovos.

 

Vitamina C

Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C desempenha importante função na manutenção do tecido conjuntivo, fortalece o sistema imunológico contra processos infecciosos, atua como poderoso antioxidante, facilita a absorção de ferro, colabora com a síntese de alguns aminoácidos e também confere resistência a ossos e dentes. Fontes: acerola, limão, laranja, goiaba, morango, caju, kiwi, abacaxi, manga, pimentão, brócolis, couve e tomate.

Vitamina D

A vitamina D é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo do intestino, mineralização, crescimento e reparo dos ossos. Fontes: manteiga, gema do ovo, leite, óleo de fígado e peixes.

Vitamina E

Compreende um complexo de substâncias conhecidas com tocoferóis, e protegem o organismo contra oxidações e contra radicais livres absorvidos do ambiente ou metabolizados pelo próprio corpo — principalmente na respiração celular. É antioxidante, previne os danos causados por radicais livres e ajuda a fortalecer as células. Fontes: semente de girassol, pimentão, amêndoas, carnes, laticínios, cereais integrais e óleos vegetais.

Vitamina K

A vitamina K é o nome genérico para diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue. A principal forma é a vitamina K1 (filoquinona ou fitomenadiona), encontrada em plantas, principalmente em folhagens verdes. A vitamina K2 (menaquinona) é formada como resultado da ação bacteriana no trato intestinal. A vitamina K3 (menadiona), composto lipossolúvel sintético, é cerca de duas vezes mais potente biologicamente que as vitaminas K1 e K2. Fontes: fígado de porco, alface, espinafre, repolho, trigo e aveia.

Fonte: http://belezaesaude.dae.com.br/vitaminas/

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

© Farmácia Permanente - Sempre pensando em você!